Alinhamento e Balanceamento
O alinhamento e balanceamento também proporcionam mais conforto ao usufruir do carro, uma vez que distribuem o atrito igualmente nas rodas
Colocar a manutenção do veículo em dia é essencial para a sua segurança e de outras pessoas. Já falamos sobre a importância de trocar os pneus quando eles estão carecas. Mas além dos pneus, há dois serviços que são essenciais para manter a estabilidade do veículo e também aumentar o tempo de duração dos pneus: o alinhamento e balanceamento.
O carro apresenta sinais que está desalinhado quando o condutor nota dificuldade para conduzir o veículo em linha reta e sente ele “puxar” para um dos lados. Outro sinal, é o desgaste irregular dos pneus, isso aponta que é preciso levar o automóvel para um serviço de alinhamento e balanceamento.
No alinhamento, é realizado um ajuste nos ângulos das rodas equilibrando todas as forças do veículo. Os resultados desse processo são mais eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, estabilidade do veículo e é claro, mais segurança para o condutor e passageiros.
Já o balanceamento é feito em conjunto com o alinhamento e contempla pneus e rodas. O balanceamento evita trepidações no carro quando ele atinge velocidades superiores a 60 km/h, além de evitar a deterioração dos pneus, distúrbios de direção e problemas na frenagem.
Recomenda-se que o alinhamento e balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas, talvez, seja necessário fazer antes, como nos casos de troca de pneus, conserto de rodas e em situações de choque com elementos na pista ou quando o carro cai em buracos comuns de asfalto.
Procure sempre por estabelecimentos especializados.