Quando trocar o pneu do carro?
Para que você não tenha dúvidas, preparamos um guia que vai ajudar a identificar o momento certo de fazer a substituição.
Você é daquelas pessoas que ficam em dúvida sobre quando trocar o pneu do carro na hora certa? Essa é uma medida fundamental para garantir a segurança ao dirigir e o bom desempenho do veículo, mas nem todos dão a devida importância para esse cuidado.
Atente aos sinais de desgaste
Quando não estão em boas condições, os pneus costumam apresentar alguns sinais de desgaste. Felizmente, a maioria deles pode ser identificada apenas com uma inspeção visual rotineira, um cuidado simples e que deve ser tomado por todo motorista.
Com o tempo de uso, algumas deformidades, como bolhas e rachaduras, podem surgir na superfície dos pneus. Geralmente, elas ocorrem nas laterais ou na banda de rodagem, tornando-se um perigoso ponto fraco em sua estrutura.
O risco é de que o pneu estoure nesses pontos, algo que pode acontecer em pleno funcionamento. Nesses casos, a troca deve ser feita imediatamente, pois essa é uma situação muito perigosa.
Verifique a profundidade dos sulcos
Os sulcos presentes na banda de rodagem são de extrema importância em situações de pista molhada. Seu papel é escoar a água sob os pneus, permitindo que mantenham contato com a pista e garantindo uma direção mais estável.
Para isso, a profundidade dos sulcos não pode ser inferior a 1,6 mm. Para facilitar essa verificação, os pneus contam com um recurso chamado TWI. É um ressalto de borracha que fica entre os sulcos e tem a exata medida do limite de desgaste. Ou seja, quando esse indicador estiver no mesmo nível da superfície, o pneu é considerado careca e precisa ser substituído o quanto antes.
Com os pneus nesse estado, a frenagem fica comprometida e o risco de derrapagem e de aquaplanagem aumenta consideravelmente em pista molhada. Além disso, é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro transitar nesse caso.
Considere a quilometragem rodada
A quilometragem rodada com os mesmos pneus também pode ajudar a identificar a hora certa de fazer a troca. Em geral, a vida útil costuma ser de cerca de 60 mil km em veículos de passeio e em utilitários.
A partir desse período, eles se tornarão mais suscetíveis aos problemas de desgaste que citamos. Lembre-se, no entanto, de que essa recomendação só vale caso os pneus não apresentem nenhum problema antes que exijam a substituição imediata.
Escolha o pneu certo para o seu carro
Para acertar na hora de fazer a troca dos pneus, o ideal é sempre considerar as recomendações. Algumas características, como diâmetro, largura e altura, devem ser compatíveis com as que o veículo foi projetado para utilizar, garantindo o seu desempenho e a segurança.
E se ainda tem dúvidas entre em contato conosco!